- HISTÓRIA DO BALLET
O Ballet surgiu em celebrações públicas na Itália e na França, nos séculos XV, XVI e XVII. A impulsiva representação dramática, na Itália, resultou no Balleto – de ballo (dança) e ballare (dançar). Os espetáculos eram enormes, duravam horas e até dias. Eram apresentados danças, poemas recitados, canções e efeitos cênicos. Os espetáculos eram apresentados em grandes salões ou em quadras de tênis, já que não havia teatros modernos. Tudo era organizado em torno de um enredo principal, e garotos e homens devidamente trajados representavam os papéis. O público era, principalmente, de pessoas da corte, que contratavam bons dançarinos para ensinar os amadores.
O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon. Quando a italiana Catarina de Medicis casou com o rei Henrique II e se tornou rainha da França, introduziu esse tipo de espetáculo na corte francesa, com grande sucesso. O mais belo e famoso espetáculo oferecido na corte desses reis foi o "Ballet Cômico da Rainha", em 1581, para celebrar o casamento da irmã de Catarina. Esse ballet durava de 5 a 6 horas e fez com que rainha fosse invejada por todas as outras casas reais européias, além de ter uma grande influência na formação de outros conjuntos de dança em todo o mundo.
O professor Pirre Beauchamp, foi quem criou as cinco posições dos pés, que se tornaram a base de todo aprendizado acadêmico do Ballet clássico
POSIÇÃO DOS PÉS
As posições dos pés são cinco, elas determinam o começo e o fim de todos os passos, são elas:
Terceira |
Quarta |
Quinta |
- POSIÇÃO DOS BRAÇOS
1ª posição: os braços fazem um desenho oval à frente do corpo, sendo que as mãos devem estar curvadas na altura do estômago. Lembre-se de relaxar os ombros, sustentar os cotovelos e virar as palmas da mão para si
2ª posição: abra bem os braços, porém mantenha-os ligeiramente na frente dos ombros. Eles devem estar relaxados e um pouco curvos, porém não deixe os cotovelos caírem. As mãos devem estar voltadas para frente e os dedos flácidos e flexíveis
3ª posição: é uma fusão da 2ª com a 1ª, ou seja, cada braço fica em uma posição
4ª posição: esse é uma fusão da 2ª com a 5ª. Enquanto um braço está um pouco recurvado ao lado, o outro está ligeiramente adiante da cabeça, também fazendo uma graciosa curva (veja quinta posição). Lembre-se de sua postura!
5ª posição: os braços devem estar fazendo um desenho oval um pouco adiante da cabeça, emoldurando o seu rosto. Não levante seus ombros, e mantenha as palmas das mãos voltadas para você
Para saber mais acesse : http://geracaodosquedancam.blogspot.com/p/estilos-de-ballet.html